Acidentes mais comuns com crianças
Atualizado: 5 de Ago de 2020
O número de crianças acidentadas por ano no Brasil chega a quase 120 mil. Dessas, 3,7 mil acabam morrendo. Acidentes são as principais causas de mortalidade infantil e acontecem de formas diferentes a depender da faixa etária. Mais de 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas de prevenção.
Em geral, é no período das férias que esses acidentes costumam aumentar, quando as crianças ficam mais tempo em casa. E a quarentena imposta devido à pandemia do novo coronavírus

possui efeito semelhante: especialistas têm feito alertas para os perigos de as crianças estarem confinadas em casa 24 horas por dia. Dos bebês, que estão descobrindo o mundo e querem tocar e mexer em tudo, às criança maiores, cuja curiosidade e criatividade não têm limites e podem pô-las em risco, todos estão expostos ao perigo. Basta um simples descuido para que algo grave aconteça. Queimaduras com água fervente, cortes com faca, choque em tomada elétrica, batidas na cabeça, situações de sufocamento, intoxicação com objetos pequenos e remédios, afogamento em piscina, quedas dentro de casa, de árvores e mesmo de edifícios. São muitos os riscos que a garotada corre dentro de casa e que exigem dos pais ou responsáveis e atenção permanentes. Segundo estudos, 90% dos acidentes domésticos poderiam ser evitados. Veja como preveni-los: https://www.taticavital.com.br/post/como-prevenir-acidentes-mais-comuns-com-crian%C3%A7as
QUAIS SÃO OS ACIDENTES QUE MAIS CAUSAM A MORTE DE CRIANÇAS?
No Brasil, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde (referentes ao ano de 2016), o acidente que mais tira a vida de crianças e adolescentes de zero a 14 anos são os acidentes de trânsito. Em seguida estão os afogamentos e a sufocamento.
Ranking das mortes por acidentes de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil em 2016:
Classificação Tipo de acidente Número de morte
1º Trânsito 1292
2º Afogamento 913
3º Sufocamento 826
4º Queimaduras 209
5º Quedas 183
6º Intoxicação 74
Outros 236
Total 3733
Fonte: Datasus - 2016
Quando analisamos faixas etárias específicas, percebemos que essa classificação muda um pouco.
Entre os bebês menores de um ano, as principais causas de morte acidental são, respectivamente, sufocação, acidentes de trânsito e quedas.